quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tecnologia Interativa

—A sociedade de Produção de massa, influenciada pela Revolução Industrial, apresentou-se sedimentada numa visão de mundo mecanicista e reducionista.—As teorias de Einstein com a Teoria da Relatividade (1900) e o movimento da física quântica desencadearam uma nova revolução na ciência. Esse movimento desafia o mundo cientifico, envolvendo investigações de físicos, químicos, biólogos, matemáticos e de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento.—A Revolução Industrial evolui para a Revolução Tecnológica. Provocou a rede informatizada.—A Era da Informação passa a permitir o contato rápido entre as pessoas e auxilia significativamente o movimento de globalização.•Muitos professores apresentam a tecnologia como a utilização da técnica pela técnica, na busca da eficiência e da eficácia, das verdades absolutas e inquestionáveis e das evidências concretas.•Sabendo dessas evoluções é importante considerar o papel reservado para a educação Tecnológica, que é o trabalho de formação da cidadania, de como viver em sociedade em constante transformação, preparação do cidadão responsável e ético.•As universidades, gestores e professores precisam refletir sobre as reais necessidades que os alunos irão enfrentar em suas profissões e em suas vidas.—Os processos interativos de comunicação , colaboração e criatividade são indispensáveis ao novo profissional esperado para atuar nessa sociedade.—As universidades e as escolas ao optarem por um paradigma inovador, precisam derrubar barreiras que segregam espaço e a criatividade do professor e dos alunos, que em geral ficam restritos em sala de aula, ao quadro de giz e o livro texto. A eles cabe participar de um processo conjunto de aprender de forma criativa e dinâmica.Aprendizagem colaborativa num paradigma pedagógico emergente—O Paradigma Emergente busca a visão de totalidade e o desafio da reprodução do conhecimento.—Tem como função essencial reaproximar as partes na busca de uma visão do todo.—A exigência de tornar o aluno um competente produtor do seu próprio conhecimento, implica valorizar a reflexão, a ação, a curiosidade, e o questionamento e para tanto exige que o professor construa pratica conservadora que vem desenvolvendo em sala de aula.¢Os ambientes educativos devem ter como foco central a autonomia, a criatividade e o espírito investigativo, que visem a aprendizagem colaborativa.¢Para atender o Paradigma Emergente faz-se necessário construir uma aliança entre os pressupostos da visão sistemática da abordagem progressista e do ensino com pesquisa.—Defende que para o professor oferecer uma ação decente baseada, nessa aliança precisa ampliar também os recursos oferecidos para a aprendizagem dos alunos, em especial com a instrumentalização da tecnologia inovadora.—A importância da opção por essa aliança implica apresentar as características de cada abordagem.—A) A Visão sistêmica ou holística: Busca a superação da fragmentação do conhecimento, considerando o homem com suas inteligências múltiplas, levando a formação de um profissional humano, ético e sensível .—B) A Abordagem Progressista: Tem como pressuposto central a transformação social.—Instiga o dialogo e a discussão coletiva e contempla os trabalhos coletivos, as parcerias e a participação critica e reflexiva dos alunos e dos professores.—C) E ensino com pesquisa: Instiga a produção do conhecimento, com autonomia, espírito critico e investigativo. Considera o aluno e o professor como pesquisadores e produtores dos seus próprios conhecimentos.

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